Até outubro deste ano, o Pará já registrou cerca de 24 mil notificações de casos de dengue. Dois quais, 11 mil confirmados.
Abaixo, as 5 cidades campeãs de notificações (casos suspeitos) até agora.
1º) Belém - 3,2 mil notificações
2º) Parauapebas - 3,1 mil
3º) Santarém - 2,1 mil
4º) Conceição do Araguaia - 1,4 mil
5º) Oriximiná - 931 notificações
Fonte: Sespa/O Liberal












2 Comentários Recebidos
5/11/2008 @5:48 pm
Caro Jeso, seguindo a estimativa das populações residentes em 01 de julho de 2008, divulgada na internet, chegamos a conclusão que:
Em Belém foi registrado 01 caso para cada 445 habitantes;
Em Santarém a média é 01 caso para cada 131 habitantes;
Em Oriximiná a média é de 01 caso para cada 62 habitantes;
Em Parauapebas a média é de 01 caso para cada 46 habitantes;
E em Conceição a situação é ainda pior, a média lá é de 01 caso a cada 33 habitantes.
Esse índice é muito alto e é necessário uma grande campanha nessas e nas demais cidades do Pará para que possamos viver livre desse mosquito e dessa doença que derruba a todos nós, quando não nos mata.
16/11/2008 @7:56 pm
Acho q mesmo assim, pela estatistica comentadada pelo Zé Dudu, ainda existem equivocos, pois a chefia, aí eu incluo Secretária de Saúde e Chefe de Endemias, não fizeram o dever de casa, no sentido de cobrar dos médicos e de outros profissionais de saúde para queas notificações fossem feitas em todos os casos suspeitos, pois em 2007 e no início de 2008, haviam mais de 100 procedimentos diários em pacientes suspeitos de dengue.
Os leitos do HMO e do São Domingos Sávio, não davam nem pra as demandas do início dos dias, os pacientes em Oriximiná andavam nas ruas da cidade, parece aqueles fimes de terror, (com soro suspenso com um lado das mãos e no outro lado a agulha espetada), andando nas ruas vindo dos hospitais.
A falta de notificação era que faltava orientação de como preencher os formulários, o TESTE DO LAÇO nem se fala, até morte de pessosa suspeitas de dengue houve e os procedimentos não foram tomados, no sentido de confirmar realmente de q aquela pessoa morreu.
Deixe seu comentário